sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Portal Messejana lhes deseja um Feliz Natal e que 2017 seja um ano repleto de realizações

ÉPOCA DE NATAL 

A cada ano a vida se torna mais agitada, tudo passa muito rápido, não sabemos se é impressão, mas o fato é que mais um ano chegou ao seu final. É no momento em que avaliamos nossa movimentação em 2016 é hora de renovarmos as esperanças, nossos sonhos e projetos, mesmos em tempos de dificuldades. É um momento de reflexão para avaliar nossas vidas e como dela participamos e assim modificar para melhor o Ano Novo que está prestes a chegar. Para nós, cristãos, um marco significativo daquele que veio ao mundo para nos salvar, Jesus Cristo, e que nos deixou todas as marcas, indicações e ensinamentos para o caminho do Bem.

PARA REFLETIRMOS

É tempo de agradecer a Deus por tudo que vivemos! É hora também de agradecer os benefícios recebidos ao longo do ano, agradecer principalmente por estarmos vivos, ao mesmo tempo em que devemos tentar entender como eventuais percalços da vida tenham nos atingido. E encarar tudo como um conjunto de ações pertencente a todos nós enquanto ainda estivermos neste plano.

 

Escrevi este texto para 2016, incluindo uma menção de importante observação feita pelo Papa Francisco, que no meu entendimento foi o melhor líder religioso até hoje. O Papa Francisco asseverou através de um pronunciamento feito durante uma homilia, no Vaticano, que “o Natal, celebrado pela grande maioria dos homens, é uma farsa”. E continuou dizendo que, “com o mundo em guerra e muita gente a sofrer, as festividades cheias de luzes e de cor soam como uma falsidade”. Para ele as festas de Natal tornam-se vazias e soam falso perante um mundo que escolheu a guerra e o ódio. E continuou: "Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios… mas é uma farsa. O mundo continua a fazer as guerras. Não escolheu o caminho da paz". "Hoje há guerras em toda a parte e ódio. (...) E o que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, tantos mortos inocentes e tanto dinheiro nos bolsos dos traficantes de armas", denunciou o Papa Francisco.

Da mesma forma o Papa Francisco se referiu em um discurso sombrio, que o atual estado caótico do mundo inaugura os “últimos dias” e que no próximo ano o mundo é susceptível de ser irreconhecível. Destacou o Papa Francisco: “Estamos perto do Natal. Haverá luzes, haverá festas, árvores brilhantes, até mesmo presépios – todos decorados, enquanto o mundo ainda está em guerra”, “Enquanto o mundo está morrendo de fome, queimaduras, e desce ainda mais no caos, temos de perceber que as celebrações de Natal este ano para aqueles que optam por celebrar pode ser sua última.” O pontífice continua: “A menos que o caminho para a paz seja reconhecido, devemos chorar por essas vítimas inocentes que crescem a cada dia, e pedir perdão a Deus. Como Jesus e Deus choram, eu também”.

Afirmamos ao longo dos últimos 10 anos as mesmas ideias, de que o Natal foi completamente desvirtuado e serve muito para o comércio, que usa a data para vender mais, ou seja, transforma a data simbólica em um embuste ou arapuca para faturar mais. Por outro lado há muitas condicionantes que podem ser observadas como indicadores fortes de que a vida em si está sendo desprezada. Se não vejamos: as guerras no mundo, o recrudescimento do terrorismo, que assusta a todos, os índices de violência em Fortaleza, no Brasil e no mundo inteiro são impressionantes. Há uma banalização do mal, finalizando com o que assistimos em nosso próprio país, com várias castas dos três poderes da República que se julgam a margem da lei, os incontáveis e intermináveis casos de furtos, desvios, roubos.

O PERÍODO NATALINO E AS ESPERANÇAS PARA 2017

Mas é importante que no período natalino assinale também o tempo de transformar os momentos bons em novas energias, entusiasmo e principalmente esperança em todos os nossos sonhos! Fazer com que os momentos ruins de 2016 não se repitam no Ano Novo. E procurar o aprendizado que ficou com os momentos difíceis em peças fundamentais que no futuro nos ajudem a ter mais instantes felizes e de prosperidade.

VIVA A VIDA E APROVEITE O PRESENTE

Aproveite o seu melhor presente que é a vida! Dessa forma, não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de fazer o bem sem olhar a quem. Não deixe de ter pessoas a seu lado. Não deixe de fazer um bem hoje para fazer amanhã, porque o dia seguinte é incerto para todos nós. Não deixe nenhuma mágoa afetar suas mentes que deverá permanecer limpa e serena. Dentro de nossa vida atual, procure apagar de sua mente tudo aquilo que merece ser esquecido. Festeje pelo bem que foi capaz de fazer e pelo mal que foi capaz de superar! Festeje o prazer de cada conquista e o aprendizado de cada derrota! Festeje por estar presente! Festeje a esperança no Ano Novo que se iniciará em breve! Festeje a vida!

AS REALIZAÇÕES DO INSTITUTO PORTAL MESSEJANA

Em 2016 todos que fazem o Instituto Portal Messejana, dentro das possibilidades, procuraram fazer o máximo no intuito de realizar melhorias tanto na área de projetos quanto para a comunidade, através de seu sítio Portal Messejana e das redes sociais que marca forte presença, para fortalecer uma base sólida no Ano Novo.

Foram realizadas muitas reportagens, visitas e contatos objetivando atingir as metas desejadas. Um trabalho grande, mas prazeroso, pelos resultados obtidos, pela divulgação de ideias boas e de assuntos interessantes, tudo relatado na Retrospectiva 2016 do Instituto Portal Messejana, publicada em diversas mídias sociais das quais o Instituto participa.

AGRADECIMENTOS

Nesta oportunidade agradecemos a todos que se envolveram direta ou indiretamente com o Instituto Portal Messejana, tanto no sítio, quanto através das redes sociais que o Portal Messejana marca presença.

Agradecemos também a nossos estimados colaboradores, os quais nos enviam matérias, compartilham seus blogs, participam de nossos grupos nas redes sociais e conosco interagem o ano inteiro.

É importante mencionar e agradecer também a todo o pessoal que colaborou e participou ativamente das reportagens, das divulgações do turismo no Ceará, através de centenas de fotografias, textos e vídeos, com o objetivo maior de seguir o que diz o slogan “O Portal é feito com você e para você”.

Mesmo com dificuldades e alguns entraves gerados pela burocracia excessiva existente no País o Portal Messejana, como uma entidade reconhecida de utilidade pública pelos governos federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, valeu à pena mais uma vez todo o envolvimento com a sociedade e com os internautas que fazem parte do que chamamos de “Família Portal”. É importante dizer que novas amizades foram construídas no período e outras tantas renovadas para 2017!

NOSSOS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM FELIZ ANO NOVO

Abra os braços do coração para receber os sonhos e expectativas para o ano de 2017! Jogue fora o medo, sinta a vida, perdoe tudo e a todos e o bem virá para você, consequentemente. Procure mentalizar seus desejos, suas metas, seus projetos para o futuro e acredite: você tudo conquistará com o poder de sua mente, de sua fé, de sua esperança e de seu trabalho. Nunca desista de seus anseios! Sonhe, busque, espere... E acima de tudo TRABALHE!

Que o ano de 2017 seja para todos pleno de bênçãos e realizações e um recomeço da própria vida!

Feliz Natal para todos são os nossos sinceros votos!


João Ribeiro da Silva Neto
Diretor do Instituto Portal Messejana


Nenhum comentário: